sexta-feira, 15 de maio de 2015

Somos acumuladores de acontecimentos?

Sempre curti muito fotografia! Talvez - e muito provavelmente - por influência do meu pai que também sempre gostou e vivia tirando várias fotos pra lá e pra cá.  Ainda mais nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, os aplicativos de celular (Instagram) e afins, nós tiramos foto de cada passo, cada chão que pisamos! Somos eternos acumuladores de acontecimentos.

©Juliana D'Andrea
Vocês já pararam pra pensar o por que de nós fazermos tanto isso? Por que necessitamos tirar tantas fotos de tudo? Na minha aula de Comunicação Visual estávamos comentando um pouco sobre isso... Meu professor contou a história de Zaynab, uma mulher que que criou o alfabeto com o intuito de aprisionar o tempo. Com a escrita você pode registrar tudo o que está acontecendo, certo? Aí, um tempo depois, surgiu a fotografia, uma forma melhor ainda de "aprisionar o tempo". 

Susan Sontag, em sua obra "Ensaios Sobre a Fotografia" diz que: (...) as fotografias exercem um enorme controle sobre o homem, possuindo-o e controlando-o, pois, é ela mesma, a própria realidade e não uma representação. Tal poder está na submissão que temos a ela, como consumidores de acontecimentos, acumulando e arquivando a história, ou, numa outra escala, o próprio tempo.

Somos acumuladores de acontecimentos, de momentos. E temos medo de jogar ou apagar uma foto, parece que estamos apagando aquele momento da nossa vida/memória. Se parar pra pensar, você nunca saberia como você era quando criança se sua mãe não tivesse tirado uma foto sua. É tão verdade isso que chega a ser bizarro, né? 

A fotografia é brilhantemente incrível não só pelo fato de conseguir "aprisionar o tempo", ou melhor, "aprisionar acontecimentos", mas também porque é uma bela forma de expressão e arte! Ando pesquisando várias referências de fotografia ultimamente, e tô com bastante vontade de sair por aí e dar uma explorada com a câmera. Não só fazer retratos (é o que eu mais gosto), mas também tirar umas fotos de rua e tal. Pra quem também curte fotografia ou tá se infiltrando nesse mundo - tanto profissionalmente, quanto por hobby - acho que ler e pegar algumas referências é bem interessante!

©Juliana D'Andrea
Caras que você tem que conhecer: Philippe Halsman (pensa em fotos muito loucas com o Salvador Dalí, pensou? Então dá uma pesquisada no cara e veja!), Henri Cartier-Bresson (é considerado o pai do fotojornalismo), Art Kane (você com certeza já viu as fotos do cara! Ele tirou várias fotos de cantores famosos, como: Jim Morrison, Bob Dylan, Janis Joplin, etc), Sebastião Salgado... E a lista continua.

Criei uma "pasta" no meu Pinterest com algumas fotografias que eu gosto, sempre que acho uma referência legal, salvo por lá! Se vocês quiserem ver/seguir clique aqui! E pra quem quiser ver algumas fotos minhas também pode entrar no meu Flickr, aqui! Espero que vocês tenham curtido o post, beijosss de luz =)

4 comentários:

  1. "Intuito de aprisionar o tempo" achei isso lindo, é o tipo de coisa que quando leio me passa uma sensação reconfortante.
    Fotografia é uma das várias coisas que admiro e resolvi me intrometer. Na rua, vez por outra tenho vontade de fotografar algo, principalmente pessoas, mas tenho vergonha de retirar o celular/câmera e registrar aquilo se tiver muitas pessoas por perto, adoro cenas com crianças mas nesse caso já é medo da reação dos responsáveis delas.

    PS.: Seu flickr é lindo, parabéns.

    Dragões em Júpiter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico com vergonha de tirar a câmera e começar a fotografar pessoas desconhecidas, vai que elas não curtem, né... Mas admito que quando consigo, adoro! Porque pra mim as melhores fotos são as espontâneas.

      Obrigada por comentar, beijoss =)

      Excluir
  2. Adorei o post e já vai me ajudar nos estudos sobre fotografia, haha.
    Quando estiver com mais tempo volto aqui pra saber mais sobre esses fotógrafos que indicou.

    Concordo com o que falou sobre fotografia e de como é realmente impressionante o fato de que nunca saberíamos como éramos quando criança não fosse por meio de fotos. Muito, muito amor por essa linda <3 cada dia me apaixono mais por essa área! Já te seguia pelo Pinterest, agora vou seguir lá no flickr :) Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aw, obrigadinha! E pesquisa sobre esses fotógrafos sim, eles são incríveis! E pra você que curte fotografia é bem legal pegar como referência =)

      Excluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)