segunda-feira, 22 de junho de 2015

Livro: O Apanhador no Campo de Centeio

Respirar, inspirar, respirar, inspirar. Muita calma nessa hora, Juliana! Por que tudo isso? Gente, estou aqui prestes a indicar um dos meus livros favoritos pra vocês! E ele se chama "O Apanhador no Campo de Centeio". Mais do que só indicar esse livro maravilhouso, ainda vou contar a minha primeira experiência literária em outra linga, no caso inglês.


Se você é fã dos Beatles , mais precisamente do John Lennon, provavelmente você já deve ter ouvido falar desse livro, ou o nome não lhe é estranho. Isso porque o filho da puta do Mark Chapman (cara que matou o John Lennon), horas antes do assassinato, estava com uma cópia desse livro em mãos. Se tem alguma coisa a ver? Sinceramente, não sei. Mas por algum motivo esse livro é famoso pelas várias personalidades que já o leram (clique aqui para ler uma matéria que fala mais sobre isso).

Dito isso, não sei se deixei vocês curiosos para lerem ou se deixei vocês com medo. Eu particularmente fiquei curiosa quando descobri. Queria saber se tinha alguma relação, ou se o livro tinha mensagens subliminares, sei lá. Na hora que li toda essa "viagem" foi embora, simplesmente foquei no livro e na mensagem que ele passa. Estava no segundo colegial quando li, era uma adolescente insegura, triste, e passando por uma fase de amor não correspondido, não houve momento melhor para eu ler do que aquele momento, haha, porque quando um livro condiz com seus sentimentos do momento ele fica marcado! Nunca esqueço do capitulo 24  

Publicado em 1951, O Apanhador no Campo de Centeio é um romance escrito por J.D.Salinger. O livro ficou famoso por ser uma grande influência aos jovens de todas as gerações. Holden Caulfield, protagonista do livro, é um jovem de 17 anos que narra suas dúvidas, anseios, e dificuldades. A linguagem é cheia de gírias (agora que li em inglês observei melhor isso!) e é um livro que flui rapidamente. A história no começo pode parecer banal porque é sempre o mesmo ritmo, mas ao decorrer do livro você vai entendendo o "encanto", pois é nos diálogos de Holden que surgem suas dúvidas sobre a vida (que é o que muitos adolescentes se relacionam). É um YA que eu considero mais interessante e que vale a pena a leitura!

Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que os meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lenga-lenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso. Em primeiro lugar, esse negócio me chateia e, além disso, meus pais teriam um troço se contasse qualquer coisa íntima sobre eles. São um bocado sensíveis a esse tipo de coisa, principalmente meu pai. Não é que eles sejam ruins — não é isso que estou dizendo — mas são sensíveis pra burro. (pág. 1)

Agora sobre ler em inglês pela primeira vez... Nunca fiz aulas de inglês (só as da escola, que são o básico do básico, né), mas vivo assistindo séries, filmes, ouvindo músicas em inglês, e também já viajei pra fora o que me ajudou muito a desenvolver e praticar meu inglês. Hoje consigo ouvir e entender o que as pessoas estão falando. Diria que tenho um inglês intermediário... E dias atrás resolvi que iria começar a ler em inglês, por vários motivos, mas principalmente para melhorar e treinar! Acho que esse é um ótimo jeito de adquirir vocabulário. Então, escolhi um livro que já havia lido em português há um tempo, assim seria mais fácil. Também escolhi um livro com uma linguagem mais "atual" e pequeno. 


Minhas dicas pra quem também quer começar a ler em inglês:

- Comece com um livro pequeno e de preferência YA.
YA tem uma escrita mais jovem e mais fácil, o fato do livro ser pequeno também ajuda muito a você não desistir.

- Não precisa necessariamente ler um livro que você já leu.
Eu optei por isso porque, na verdade, queria muito comprar essa versão original do Apanhador no Campo de Centeio, rsrs. Mas tanto faz você já ter lido ou não o livro.

- Não olhe no dicionário
Eu sei que parece uma dica estranha, afinal, as vezes tem alguma palavra que você não sabe, né? Mas acho que parar toda hora pra pesquisar o significado acaba cansando a leitura e tornando-a mais lenta. Minha dica é: grife as palavras que você não conhece e depois de terminar a leitura você pesquisa os significados. Fique tranquilo, você não vai deixar de entender o livro por causa de 1 palavra. 

E é isso, espero que tenham gostado do post! Comenta aí se vocês já leram, querem ler, ficaram curiosos, etc. Beijos de luz e fiquem na paz =)

3 comentários:

  1. Já vi muita gente falando sobre esse livro, mas o que me deixou morrendo de vontade de ler é que no livro/filme "As Vantagens de Ser Invisível" o Charlie sempre cita ele (se não estou enganada). Infelizmente não li, mas quem sabe um dia. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade! Eu li As Vantagens de Ser Invisível porque um amigo meu me disse que o carinha do livro tinha os mesmos gostos musicais e literários que eu, haha. Acho incrível a frase "A gente aceita o amor que acha que merece", tá na lista das minhas frases favoritas. Acho que As Vantagens de Ser Invisível segue o mesmo estilo do Apanhador (..), fala sobre um garoto passando da juventude pra fase adulta...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Lamentações, críticas construtivas, compartilhamento de felicidade são sempre bem-vindos! =)